12º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo
    Home > Papers > Carlos d'Andréa
Carlos d'Andréa

Pela formação de “jornalistas 2.0”: relato de projeto acadêmico com blogs, Twitter e podcasts

Carlos d'Andréa
Universidade Federal de Viçosa

     Texto Completo: PDF
     Última modificação: Thursday, 19 de February de 2009

Resumo
Este artigo apresenta e problematiza um projeto acadêmico desenvolvido com alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Cada grupo de alunos foi responsável pela concepção e atualização de um weblog sobre um tema à sua escolha, além de um canal no serviço de microblog Twitter e de um podcast. Além de adequar os processos jornalísticos tradicionais (pauta, apuração, redação, edição) às especificidades do webjornalismo (e, especificamente, dos blogs), procurou-se desenvolver habilidades específicas do trabalho jornalístico na internet, como uma ênfase em gestão de conteúdo, relacionamento com o público e análise de estatísticas de acesso. Após uma discussão conceitual sobre as novas demandas no atual contexto de atuação profissional do jornalista e as possibilidades para o ensino na área, são detalhadas e discutidas as atividades desenvolvidas ao longo de um semestre letivo.

Ferramenta de Suporte à Pesquisa
  Para este  
Trabalho revisado
Bibliografia
Visualizar Metadado
Imprimir
Contexto
Biografia do autor
Pesquisar no Google
Ação
Enviar Email para Autor
Informar outra pessoa sobre este trabalho



   

 
Open Access Research
  home | Visão Geral | Programação | Trabalhos | Envio
Trabalhos Apresentados Neste Congresso | Inscrições | Organização | Programação Completa | Links
 
    Top