12º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo
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Chamada de Trabalhos

Data limite para envio de artigos: 20 de Abril de 2009

Participantes podem enviar seus trabalhos online no endereço: http://www.fnpj.org.br/soac/ocs/ submit.php?cf=18 .

Formato das apresentações:

Observações Gerais

Chamada de Trabalhos

VIII Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino de Jornalismo

O Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino de Jornalismo é uma das atividades centrais do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ).
A programação completa do XII ENPJ está disponível no site www.fnpj.org.br .


1. INSCRIÇÃO DE TRABALHOS:

1.1. Período para inscrição de trabalhos: 1º de dezembro de 2008 a 28 de fevereiro de 2009

1.2. As inscrições de trabalhos devem ser feitas pelo sistema on-line, no seguinte endereço eletrônico: http://www.fnpj.org.br/soac/ocs/submit.php?ch=12 . Se houver algum problema, deve ser contatado o respectivo coordenador do Grupo de Pesquisa (ver e-mails nos itens 1.4.1 a 1.4.6 desta Chamada de Trabalhos)

1.3. Data limite para divulgação do aceite: 15 de março de 2009

1.4. Será admitida a inscrição de apenas um (01) trabalho por autor(a) ou co-autor(a) em todo o Encontro, em uma das modalidades previstas no item 2 desta Chamada de Trabalhos e em um dos seguintes Grupos de Pesquisa (GPs)

1.4.1. Atividades de Extensão
Coordenadora: Profa. Dra. Sandra de Deus
sandra.deus@ufrgs.br

1.4.2. Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo
Coordenador: prof. Dr. Sérgio Luiz Gadini
sergiogadini@yahoo.com.br

1.4.3. Pesquisa na Graduação
Coordenador: prof. Dr. Gerson Luiz Martins
relacoes.institucionais@fnpj.org.br

1.4.4. Produção Laboratorial – Eletrônicos
Coordenador: prof. Dr. Juliano Carvalho
vice-presidente@fnpj.org.br

1.4.5. Produção Laboratorial – Impressos
Coordenador: Prof. Dr. Josenildo Luiz Guerra
jguerra@ufs.br

1.4.6. Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino
Coordenador: Prof. Dr. Leonel Aguiar
leonelaguiar@puc-rio.br




Informações sobre os GPs – tais como ementas, trabalhos inscritos nos encontros anteriores, contatos com os coordenadores e outras – podem ser acessadas no link http://www.fnpj.org.br/grupos.php



2. MODALIDADES E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS:

Serão admitidos somente trabalhos completos, inscritos em um dos GPs acima e de acordo com uma das seguintes modalidades:

2.2. Comunicação Científica: modalidade destinada à comunicação de pesquisa e ensaio científico concluído ou em andamento;

2.3.1. Formato da Comunicação Científica: (ver modelo anexo):

• Tamanho: mínimo de 12 e máximo de 20 laudas. Todas devem ser numeradas. A contagem inclui a primeira página, mas os números devem ficar visíveis somente a partir da segunda (número 2), sempre na margem superior (cabeçalho) e alinhados à direita;

• Primeira Página: a primeira página será formatada de maneira a conter, obrigatoriamente, as seguintes informações a respeito do trabalho: Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o seguinte modelo e conteúdo:

FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ)
XII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO
VIII CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE JORNALISMO
MODALIDADE DO TRABALHO: Comunicação Científica
GRUPO DE PESQUISA: __________________________

• Título do trabalho: abaixo do cabeçalho, fonte Georgia, corpo 14, negrito, espaço entrelinhas simples (1,0), centralizado;

• Nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as): abaixo do título, em Georgia, corpo 12, negrito, alinhado junto à margem direita da página. A partir do nome será aberta uma nota de rodapé, na primeira página, na qual será exposto um breve currículo conforme o formato previsto abaixo, no item "Nota de Rodapé"

• E-mail do autor: virá logo abaixo do nome do autor e será o mesmo cadastrado no sistema de inscrição do trabalho;

• Resumo: abaixo do nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as), máximo de 15 linhas em Georgia, corpo 12, alinhado nas margens esquerda e direita (justificado); com espaço entrelinhas simples (1,0);

• Palavras-chave: de três a cinco, separadas por ponto, abaixo do resumo, em Georgia, corpo 12, alinhado à esquerda;

• Nota de rodapé: na primeira página, com um breve currículo de, no máximo, cinco linhas por autor(a) ou co-autor(a), em Georgia, corpo 10, entrelinhas simples (1,0), justificado;

• Corpo do texto: virá a partir da segunda página, na fonte Georgia, corpo 12, entrelinhas 1,5, alinhado nas margens esquerda e direita (justificado);

• Subtítulos (ou títulos de capítulos e seções): Georgia, corpo 12, em negrito, alinhados junto à margem esquerda, com uma linha de espaço antes e depois;

• Referências Bibliográficas: mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.


2.2. Relato: modalidade destinada ao relato de experiências, atividades de extensão, atividades didático-pedagógicas, pesquisas em andamento etc.

2.1.1. Formato de Resumo Expandido (ver modelo anexo):

• Tamanho: de três (03) a cinco (05) laudas, incluindo a primeira. Todas as páginas devem ser numeradas;

• Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o seguinte modelo e conteúdo:

FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ)
XII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO
VIII CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE JORNALISMO
MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de Experiência
GRUPO DE PESQUISA: _______________________________

• Título do trabalho: abaixo do cabeçalho, fonte Georgia, corpo 14, negrito, espaço entrelinhas simples (1,0), centralizado;

• Nome do(a) autor(a) ou co-autores(as): abaixo do título, em Georgia, corpo 12, negrito, alinhado junto à margem direita da página. A partir do nome será aberta uma nota de rodapé, na primeira página, na qual será exposto um breve currículo conforme o formato previsto abaixo, no item "Nota de Rodapé";

• E-mail do autor: virá logo abaixo do nome do autor e será o mesmo cadastrado no sistema de inscrição do trabalho;

• Palavras-chave: máximo de três, abaixo do nome do(a) autor(a), em Georgia, corpo 12, alinhado à esquerda;

• Nota de rodapé: na primeira página, com um breve currículo de, no máximo, cinco linhas por autor(a) ou co-autor(a), em Georgia, corpo 10, entrelinhas simples (1,0), justificado;

• Corpo do texto: início abaixo das palavras-chave, separado destas com um espaço mínimo de uma (01) linha, fonte Georgia, corpo 12, entrelinhas 1,5, alinhado nas margens esquerda e direita (justificado);

• Subtítulos (ou títulos de capítulos e seções): Georgia, corpo 12, em negrito, alinhados junto à margem esquerda, com uma linha de espaço antes e depois;

• Referências Bibliográficas: mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.


2.3. Pôster: modalidade destinada a apresentação de pesquisas de iniciação científica ou extensão universitária. Deverá conter a identificação do evento no qual está sendo apresentado, situado no alto à esquerda, com os seguintes dizeres:

FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ)
XII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO
MODALIDADE DO TRABALHO: Pôster


2.3.1. Formato do pôster:

• Deve ter largura de 90cm e altura entre 90cm e 120cm;
• Deve ser legível a uma distância de pelo menos 2m;
• Deve ser assinado por estudante(s) de graduação e um orientador;
• Deve conter o nome do(a) autor(a) ou co-autores(as), com respectivos endereços eletrônicos e indicação da instituição de origem;
• Deve indicar a(s) agência(s) de fomento da pesquisa ou órgão de apoio institucional, se houver;Deve conter o correio eletrônico do coordenador do projeto;
• Palavras-chave: máximo de três, abaixo do nome do(s) autor(es);
• O pôster de iniciação científica deve conter introdução, metodologia, resultados e conclusões;
• O pôster de extensão universitária deve conter introdução, objetivos, desenvolvimento e resultados;
• Referências Bibliográficas: devem seguir a mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.

2.3.2. O aluno deve fazer a inscrição no endereço: http://www.fnpj.org.br/soac/ocs/registration.php?cf=12

2.3.3. A confecção do pôster é de responsabilidade do(s) autor(es).

2.3.4. Além do texto, o autor deve enviar também uma arte em PDF do pôster


3. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO:

3.1. Comunicações Científicas: as comunicações científicas serão avaliadas pela coordenação do GP e por pareceristas ad hoc e, se não preencherem os requisitos de formato e rigor científico, poderão ser recusadas.

3.2. Relatos: os relatos serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e poderão ser recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.

3.3. Os pôsteres serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e poderão ser recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.


4. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO GP:

4.1. O trabalho só poderá ser apresentado (em qualquer hipótese) pelo(a) seu/sua respectivo(a) autor(a), admitindo-se a apresentação coletiva no caso de trabalho produzido em co-autoria;

4.2. Os(as) estudantes, quando co-autores(as) de comunicações científicas ou relatos, poderão assistir à apresentação, que terá de ser feita por professores(as);

4.3. Terá direito à apresentação do trabalho nos GPs somente o(a) autor(a) que, além de cumprir as demais normas desta Chamada de Trabalhos, efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 31 de março de 2009;

4.3.1 O pagamento da inscrição poderá ser feito pelo endereço:
http://www.fnpj.org.br/soac/ocs/registration.php?cf=12


5. CERTIFICADOS:

Terá direito ao certificado de expositor(a) em GP (máximo de um por pessoa em todo evento) ou pôster, enviado eletronicamente para o endereço de correio eletrônico informado na inscrição, somente o(a) autor(a) que efetivamente tiver apresentado o seu trabalho no respectivo GP ou pôster. O certificado será emitido conforme a modalidade de trabalho apresentado: Comunicação Científica, Relato ou apresentação de Pôster.


6. PRAZOS E PREÇOS PARA PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES:

6.1 – Autores com trabalhos aceitos (para terem direito à apresentação dos trabalhos):
- até 31 de março de 2009: R$ 120,00
- sócio em dia, até 31 de março de 2009, com a anuidade de 2009: isento.

6.2 – Não-autores (todos os demais inscritos, como participantes):
- até 31 de março de 2009: R$ 120,00
- de 01 de abril a 15 de abril de 2009: R$ 140,00
- sócio em dia, até 15 de abril de 2009, com a anuidade de 2009: isento.


Não haverá inscrições nos dias de realização do evento.


Prof. Dr. Leonel Aguiar
Diretor Científico do FNPJ
leonelaguiar@puc-rio.br

 
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