REBEJ

Regulamento


Regulamento dos Grupos de Trabalho

Os GTs caracterizam-se como espaços destinados ao aprofundamento de aspectos discutidos de forma ampla durante as sessões de abertura e mesas temáticas do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. Cada um dos cinco Grupos de Trabalho (Projeto Pedagógico, Atividades de Extensão, Produção laboratorial: meios eletrônicos, Produção laboratorial: meios impressos e Pesquisa em Graduação) deve estimular, entre os participantes, a produção de reflexões, através de documentos, dando conta da diversidade de experiências nascidas no interior das instituições de formação de jornalistas de todo o país.

A produção de textos, a exposição presencial, o debate franco durante as sessões constituir-se-ão nos elementos impulsionadores da força e da capacidade do Fórum para oferecer respostas e questionamentos no que tange à formação dos novos profissionais de jornalismo, no quadro de um mundo em acelerada transformação tecnológica, e no interior de um país, como o Brasil, que reclama mudanças profundas no acesso à escolaridade e à produção de conhecimentos.

Para que os GTs possam cumprir com essa função básica de produtora de reflexões pedagógicas, técnicas, científicas e éticas compreende-se como necessário que os GTs existentes possuam parâmetros de rigor, tanto na aceitação de trabalhos como no seu processo de funcionamento, durante a realização das sessões anuais por ocasião dos encontros nacionais e regionais do Fórum.




Normas de funcionamento

A) Cada professor associado deve ter o seu GT bem delimitado para que possa fortalecê-lo, seja apresentando comunicações, seja participando das discussões, na seqüência das mencionadas apresentações.

B) A partir da identificação de membros permanentes, o Coordenador de cada GT poderá, por ocasião da inscrição dos trabalhos, descentralizar o processo de seleção, enviando papers para outros membros oferecerem parecer sobre a pertinência ou não da aceitação.

C) Os sócios do FNPJ poderão, num primeiro momento, inscrever propostas de comunicação nos GTs por meio de um resumo de no mínimo 10 e máximo 20 linhas, acompanhado de cópia do Currículo Lattes; um mês antes da realização do Encontro, no entanto, deverão enviar o texto completo, de no máximo 30 mil toques, para o Coordenador do GT; cada paper deve estar na fonte 12, times new roman e vir acompanhado de um disquete e de uma cópia impressa, contendo sumário e pequeno currículo do (s) autor (es), além de autorização para publicação e quando se tratar de trabalho de grupo, deve vir indicado os nomes dos autores, formação e IES vinculada. Caso o texto completo não seja enviado no prazo previsto a inscrição do trabalho estará automaticamente cancelada.

D) Entende-se como essencial para o fortalecimento dos GTs que todos os professores com trabalhos inscritos para serem apresentados estejam filiados ao FNPJ e em dia com o tesouraria.

E) Mesmo reconhecendo-se a necessidade da mobilidade e do trânsito de interesses científicos e pedagógicos, em cada encontro nacional um professor jamais poderá apresentar trabalhos em mais de um GT; para tanto, os coordenadores, entre si, terão a responsabilidade de efetuar a checagem prévia das inscrições, procurando detectar as duplicações e encaminhá-las para o GT mais adequado à natureza do trabalho em questão.

F) A experiência, presente e futura, dos GTs determinará as alterações que se fizerem necessárias a este Regulamento. Para tanto, após o encerramento das respectivas sessões, antes do encerramento do Fórum, recomenda-se a avaliação e auto-avaliação e que o resultado da avaliação de cada GT seja discutido conjuntamente pelos cinco coordenadores em reunião previamente marcada. Com tal providência, os GTs poderão se tornar fontes de permanente produção de reflexão diante do desafio de melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa em jornalismo, em consonância com o objetivo maior de preparar pessoal qualificado para responder à expectativa de uma efetiva democratização da comunicação em nosso país.

Texto compilado por: Narciso Lobo
Diretor Regional Norte (2004-2006)







Acompanhe o FNPJ

e receba novidades via e-mail




2011 © Fórum Nacional de Professores de Jornalismo - Todos os direitos reservados.