Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Vol. 7, No 20 (2017)

Financiamento no jornalismo pós-industrial: considerações sobre o crowdfunding no Brasil

Liana Vidigal Rocha, Marina Bitar

Resumo


Este artigo busca abordar o crowdfunding como uma possibilidade de financiamento do jornalismo pós-industrial e tem como objetivo compreender os tipos e modalidades existentes de financiamento coletivo em 18 iniciativas jornalísticas brasileiras do Mapa do Jornalismo Independente, realizado pela Agência Pública, que utilizam ou que surgiram por meio desse tipo de financiamento. Por meio de uma análise de conteúdo, dois tipos foram identificados: o baseado em doações e o baseado em recompensas; e três modalidades de campanha foram identificadas: tudo ou nada, flexível e recorrente. Ao todo sete plataformas foram utilizadas, porém algumas iniciativas aproveitaram o próprio site para arrecadar recursos. Conclui que o crowdfunding promove uma pluralidade de ideias, oferecendo a oportunidade aos coletivos de jornalistas de produzirem projetos relevantes, a partir de um financiamento de baixo custo.

Texto Completo: ARTIGO