Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Vol. 6, No 19 (2016)

Leitura e produção de mídias-resenhas na apropriação de conceitos envolvidos nas tecnologias contemporâneas de comunicação e educação por estudantes de Jornalismo

Alexia Pádua Franco, Mirna Tonus

Resumo


A experiência de produção de mídias-resenhas pelos graduandos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre os anos de 2014 e 2016, em componentes curriculares voltados à discussão de tecnologias de informação e comunicação, inclusive as atinentes à educação, é o foco deste trabalho. A leitura e a elaboração de mídias-resenhas, produções midiáticas a respeito de textos acadêmicos por meio de diferentes tecnologias e plataformas digitais, constituem uma estratégia didática que envolve os impactos da cultura digital nas práticas de comunicação e educação, contribuindo para a formação do jornalista a partir de um posicionamento crítico e ativo frente às mídias, necessário à medida que atuarão em contextos hiper e multimidiáticos, sendo essencial sua compreensão da relação da sociedade com as tecnologias.

Texto Completo: ARTIGO