Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Vol. 6, No 19 (2016)

Os desafios do ensino e o impacto da era digital nas novas práticas jornalísticas

Rosa Maria Dalla Costa, Aline Tainá Amaral Horn, Luis Otávio Dias

Resumo


Frente às Novas Diretrizes Curriculares de Jornalismo, o artigo propõe analisar as implicações da formação acadêmica nas práticas jornalísticas atuais. O estudo integra uma pesquisa internacional realizada no âmbito do projeto de cooperação entre a Universidade de Lyon 2 (França) e a Universidade Federal do Paraná (Brasil). Ancora-se nas concepções teóricas do jornalismo digital e das perspectivas do mundo de trabalho do jornalista do século XXI, tendo como objeto de estudo as versões brasileira e francesa do site de notícias The Huffington Post. Na pesquisa de campo, foram utilizados como instrumentos metodológicos, formulários e entrevistas, direcionados a jornalistas e editores-chefes. Conclui-se que as transformações da profissão do jornalista resultantes de práticas e habilidades inovadoras na era digital aparecem como desafio para o ensino e a aplicabilidade das Novas Diretrizes Curriculares.

Texto Completo: ARTIGO