REBEJ

Grupos de Trabalho


Atividades de Extensão

Resp.: Sandra de Fátima Batista de Deus  |  e-mail: sandra.deus@ufrgs.br

Ações de extensão com efetiva participação de estudantes e professores de jornalismo junto a diferentes segmentos sociais. Ações com vídeo, áudio, foto, texto e outras possibilidades abertas pela tecnologia que demonstrem o aprendizado dos estudantes. Relatórios e sugestões de atividades realizadas e que possam ser compartilhadas entre os professores. Reflexões que permitam ampliar a formação qualificada dos jornalistas.



Encontros/Trabalhos Apresentados






Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo

Resp.: Edson Luiz Spenthof  |  e-mail: edsonspenthof@uol.com.br

GT criado no 9º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, realizado em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, entre 28 e 30 de abril de 2006. Começou a funcionar no 10o ENPJ, em Goiânia, de 27 a 30 de abril de 2007. EMENTA: 1. A ética geral e a possibilidade de uma ética jornalística. A ética jornalística e a relação com as teorias do jornalismo. Os códigos deontológicos: necessidade e modelos. A deontologia profissional comparada (análise comparada dos vários códigos deontológicos, entre o Brasil e outros países e entre o jornalismo e outras profissões). Os compromissos e responsabilidades morais do profissional frente às estruturas econômicas e políticas das empresas jornalísticas. O ensino da ética e da deontologia do jornalismo no Brasil e no mundo. A formação acadêmica e sua influência no exercício ético do jornalismo. História do ensino da ética e da legislação da imprensa no Brasil e na América Latina. As fronteiras entre a ética profissional e a ética do sujeito social. Os conflitos morais enfrentados pelos profissionais diante dos problemas éticos vividos nas redações. 2. História do ensino de teorias do jornalismo. Estudos comparados de ensino de teorias do jornalismo. Ensino de teorias do jornalismo e de teorias da comunicação: oposição ou complementação? O lugar do objeto (jornalismo) e do sujeito (jornalista) no ensino de teorias do jornalismo e de teorias da comunicação. A articulação entre a teoria e a prática no ensino de teorias do jornalismo e da comunicação. O ensino de teorias do jornalismo e a questão da interdisciplinaridade, a função pública do jornalista, as novas linguagens e suportes tecnológicos, a democratização da comunicação e da sociedade, o direito à informação e à comunicação, a legislação e a organização profissional e institucional do jornalismo no Brasil e no mundo.



Encontros/Trabalhos Apresentados






Pesquisa na Graduação

Resp.: Gerson Luiz Martins  |  e-mail: comunicacao@fnpj.org.br

O Grupo de Trabalho em Pesquisa na Graduação abrange trabalhos de reflexão sobre atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito da graduação, sejam de iniciação científica, do professor de jornalismo e em orientação em outros processos de pesquisa desenvolvidos com estudantes de graduação. A pesquisa na graduação também envolve projetos que objetivam promover o desenvolvimento da atividade jornalística. Projetos de pesquisa com foco em processos, procedimentos e atividades que promovam a qualificação do jornalismo. É dentro desta perspectiva que a inserção precoce do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa.



Encontros/Trabalhos Apresentados






Produção Laboratorial: Eletrônicos

Resp.: Juliano Maurício de Carvalho  |  e-mail: relacoes.institucionais@fnpj.org.br

Experiências e experimentações acadêmicas em suporte eletrônico, quer sejam rádio, TV, cinema, fotografia, CD Rom e, ainda, as amplas possibilidades nas mídias digitais (mídia sonora, multimídia, hipermídia, áudio digital, vídeo e foto digitais, além da combinação entre eles nos produtos para Internet). Apresentação de produções “pilotos” de inovação na área da produção acadêmica eletrônica. Estudos sobre a transformação na indústria da Comunicação e os efeitos sobre a sociedade com o advento da mídia eletrônica nos meios audiovisuais, fotografia, cinema e vídeo e rádio analisados em suas especificidades e no inter-relacionamento de seus campos.



Encontros/Trabalhos Apresentados






Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

Resp.: Mirna Tonus  |  e-mail: presidente@fnpj.org.br

Incorporou a temática "metodologias de ensino" a partir do 9º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, realizado em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, entre 28 e 30 de abril de 2006. EMENTA: Projetos pedagógicos dos Cursos de Jornalismo e/ou Habilitações em Jornalismo dos Cursos de Comunicação Social, na sua totalidade ou em partes, incluindo diretrizes para formação geral e específica, objetivos, propostas pedagógicas por áreas, instrumentais teóricos e práticos e grades curriculares. Metodologias de ensino para disciplinas, áreas, projetos e programas dos Cursos de Jornalismo ou Habilitações em Jornalismo de Cursos de Comunicação Social.



Encontros/Trabalhos Apresentados









Acompanhe o FNPJ

e receba novidades via e-mail




2011 © Fórum Nacional de Professores de Jornalismo - Todos os direitos reservados.